sábado, 15 de agosto de 2009

POETA - Ser ou não ser... Eis a questão!!!!





Tenho percebido muitas dúvidas em como se tornar um Poeta.
O que escrever?
Como escrever?
Muitos solicitam a análise de seus textos Poéticos, para que tenham orientação de como estão escrevendo.
Diante de tantas dúvidas, resolvi escrever este artigo, com algumas informações que considero importantes para os iniciantes na arte da Poesia.
Bem, acho um tanto arriscado a análise e crítica de qualquer texto, sem o devido preparo para isto.
Escrever é algo maravilhoso e principalmente quando descrevemos sentimentos. Meu primeiro conselho é: Continue escrevendo.
Porém, quando se quer divulgar algo em espaços comuns, como é o caso da internet, alguns cuidados devem ser tomados:

• Procure não abreviar palavras.
• Verifique se o termo utilizado é conhecido culturalmente nas diversas regiões do seu País. Caso não seja, observe o seu significado no final do texto.
• Evite palavras obscenas, palavrões, expressões que contenham qualquer tipo de preconceito e apelo sexual. Lembre-se que qualquer criança pode ler o que foi escrito.
• Preocupe-se com a ortografia das palavras. Pontuação, acentuação e concordância verbal e nominal são regras importantíssimas para que se entenda o que foi escrito.
• Para os amantes das rimas, lembrem-se da musicalidade dos versos. A Poesia deve ser saboreada e não mastigada. - Cuidado com a rima pobre.

rima pobre
1. (versificação) a que ocorre entre palavras comuns, considerando-se assim as terminadas em -ão, -oso, -ar etc., bem como a que ocorre entre palavras pertencentes à mesma natureza gramatical com a mesma terminação.
Fonte:"http://pt.wiktionary.org/wiki/rima_pobre"


• Após escrever o seu texto (poema, poesia, etc.), verifique se a idéia central não foi repetitiva (a menos que o propósito seja justamente este).

* Um Poema não pode cansar o leitor.


Comece a lapidar seu diamante!

• Leia outros Poetas cujo estilo literário seja parecido ou o mesmo que o seu.
• Verifique como ele trabalha com o tema central ou a idéia principal do Poema.
• Mas muito cuidado com o Plágio, pois além de crime, é o maior indicador de que você não tem dom, nem competência para escrever coisa alguma(principalmente Poesia).


*Lembre-se que plágio não é apenas a cópia fiel de um texto e sim, partes dele também. Vejo pessoas que fazem verdadeiros mosaicos, tentando com isso, disfarçar sua incompetência e falta de caráter.


Quanto à inspiração:

Existem pessoas que ficam desesperadas por passarem longos períodos sem inspiração para escrever, mas isso é absolutamente normal. Afinal, o Poeta é o artista dos sentimentos e um instrumento nas mãos da Poesia.
Aquele que consegue escrever Poesias constantemente é porque, além de Poeta é também Escritor. Ou seja, detém a arte dos sentimentos e das letras, concomitante ou não.
Os Poetas precisam de sentimentos à flor da pele para que possam desenvolver os seus textos. Ou então, ter uma boa memória romântica (os chamados saudosistas).
Os saudosistas conseguem escrever sobre sentimentos vividos há muito tempo e com tamanha emoção, que chegamos mesmo a crer que sejam atuais (e são...).

O Poeta necessita da Poesia, pois ela representa as suas emoções. Ou seja, a sua própria vida!



Existe o APRENDIZ DE POETA?

Apesar de ser um termo muito comum no mundo da Poesia, prefiro Poeta Aprendiz. Acredito que não se aprende a ser Poeta. Ou somos ou não somos.
O que acontece é que aperfeiçoamos este dom, fazendo a leitura de outros Poetas e/ou nos identificando com algum estilo literário. Isso é fantástico! Somos e seremos eternamente Poetas Aprendizes...
Somos aprendizes da Poesia, da Vida, dos nossos próprios Sentimentos... E com eles, vamos moldando as letras retiradas da alma, lapidando as dores, desenhando alegrias e derramando nosso ser em forma de versos...

Características principais de um Poeta:

• Escreve por prazer ou necessidade da alma.
• Tem a sensibilidade à flor da pele. (consegue ouvir o som do amor)
• Dá forma aos seus Poemas e os lapida, com o mesmo carinho que uma mãe cuida dos seus filhos...
• Tem a humildade para reconhecer erros e aceitar críticas de outros Poetas.
• Pode até viver da Poesia, mas não fará disso uma Profissão.
• Participa de concursos por prazer e divulgação de suas obras.
• Foge das competições e não suporta mesquinharias.
• Nunca está em grupinhos, panelinhas e afins...
• É o coadjuvante- Não aparece mais que suas Poesias.


Enfim, é Poeta e isso basta!



Veja que tudo o que escrevi aqui é apenas um pouquinho do que é SER POETA. Se você se identificou com algo, vá em frente e seja FELIZ! A Poesia agradece!

Ser ou não ser, dependerá apenas de você!

Com carinho,

Rose Felliciano.

6 comentários:

  1. Muito oportuno e relevante esse artigo. Acho que todos nós poetas, ou aprendiz poeta como mencionastes tão bem, deveríamos antes de compor um poema nos ater bastante nessas regras básicas, com certeza muitos poemas e mesmo escritores seriam mais lidos e mais procurados, pelo requinte de sua poesia, se seguissem com a risca o conteúdo mencionado no teu artigo. Parabéns, Rose!
    Bjos
    Lu Lena (Orkut)

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Rose, li com carinho seu artigo, realmente tudo que você escreveu é uma grande verdade.
    Eu sempre digo que não me considero poeta e que as letras existem para formarem palavras que formam frases,
    eu apenas consigo traduzir em letras, palavras e frases o sentimento do meu coração.
    Se eu escrever tudo que passa na minha cabeça muitos não compreenderia
    ou pensaria que eu tenho inúmeras amantes risos, e tenho mesmo e não vivo sem elas que é a vida, o amor,
    a natureza, o romantismo e a emoção que tem que ser superior a razão para poder
    escrever o que senti e o que passa na mente e no coração.

    Obrigado por compartilhar este artigo comigo pois aprendi muito com o que você escreveu.
    Parabéns.
    Edson L.Nascimento
    www.elnpoemasepoesias.com

    ResponderExcluir
  3. Poetisa!

    Belo artigo para quem gosta de escrever e se interessa pelo assunto, concordo com tudo que você descreveu na matéria e serve como cartilha para quem quer iniciar a fazer seus poemas ou quem já escreve.
    A matéria é muito rica e ilustra com muita transparência a realidade do mundo poético. Quando o poeta divulga seu trabalho, ele automáticamente está sendo um formador de opinião, pois cada tema explorado muitas vezes parece que foi escrito para determinada pessoa.
    O mais gratificante para um poeta, e quando ele recebe uma mensagem de agradecimento, principalmente por quem está sofrendo as dores da alma e do corpo...é o ápice que nos enche de motivação para continuar escrevendo.
    Parabéns pela matéria e já estou levando para o meu aprendizado.
    Amo seus poemas.
    Um beijo no coração.

    amaropereira

    ResponderExcluir
  4. Olá minha querida amiga poetiza Rose lhe admiro muito, adoro seus escritos.
    Quanto ao artigo agora feito, concordo com quase tudo, quase tudo sim!
    Quanto aos erros comuns sou a favor de não tê-los, seria um assassinato a língua.
    Quanto a abreviaturas – isso é nojento – é para quem pensa que sabe escrever e vive em MSN(s) da vida – que continuem por lá e nos deixem em paz.
    Agora quanto a repetições sou um pouco a favor disso, pois a poesia vem muito da alma/coração e o poeta às vezes se torna repetitivo para o leitor, mas não para ele.
    Gostei muito da parte da inspiração, me identifiquei com esta parte, pois estou incluído nos saudosistas..
    Parabéns pelo artigo
    Marcos Toledo

    ResponderExcluir
  5. Produtiva discussão, amigos.
    Penso que a poesia é criação da alma fecundada por uma vontade insana de se fazer ouvir.
    Não aprecio a idéia do poeta, ao finalizar um poema, empreender dias e noites, lapidando o texto. Acho esse exercício uma violência para com o poema, para com a alma autora. Prefiro a beleza da obra do repentista. Se meu espírito tem algo a dizer não posso maquiar a face dos sentimentos retratados por ele.
    Um poema é um orgasmo que não admite racionalização exorbitada. Seria como acrescer ou sacrificar fragmentos sonoros no canto de um pássaro, impor limites no crescimento de um galho para que a árvore atingisse determinado padrão estético, enfim...
    livre nasce o poema e em liberdade deve beijar as face de nossa sensibilidade.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo blog voltado para cultura. Leia minha poesia: CANTO AO CEARÁ, selecionada para coletânea do XII Prêmio Ideal Clube de Literatura. Obra lançada no dia 21 de janeiro de 2010. Leia, comente e divulgue. Veja também meu documentário, penúltima matéria do blog: Padim Ciço, Santo ou Coronel? Meu blog: www.valdecyalves.blogspot.com

    ResponderExcluir